Jovem Aprendiz BNDES

O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Social) é um banco público que investe em ações de negócios e também no cidadão, ao abria a oportunidade do 1º emprego. Isso é o que acontece com o Programa Jovem Aprendiz, que você pode conhecer um pouco mais, agora!

Atualmente, o banco apoia várias empresas, empreendedores e pessoas físicas, com financiamentos e empréstimos para que realizem mudanças, sempre com foco no aumento dos negócios.

A resultante é que empregos são gerados e a renda aumenta no país. Logo, é possível chegar ao principal papel do banco: realizar financiamentos diversos para que existe o desenvolvimento econômico e social no país.

Por ser uma empresa pública, os novos funcionários só podem ocupar o cargo através de concursos públicos, no entanto, o programa Jovem Aprendiz abre uma brecha e torna o estudante um trabalhador do banco sem que precise passar por tal prova.

Regras para Fazer parte do Programa Jovem Aprendiz do BNDES

O banco aceita o programa desde 2007, oferecendo oportunidades de estudo e trabalho para milhares de jovens. No entanto, para concorrer à uma das vagas é preciso ter entre 15 e 18 anos, estar matriculado na escola e ser beneficiário da Associação Beneficente São Martinho, com bom rendimento no curso.

Depois que atende à essas exigências, então, o candidato pode passar pelo processo de entrevista e aplicação da prova de conhecimentos gerais, português e matemática.

A grande questão, para muitos candidatos, é a associação junto à São Martinho, então, para fazer isso, basta que o aluno faça um cadastro.

Aí sim, o BNDES aceita o candidato por um prazo que pode durar até 17 meses, na qual poderá desenvolver atividades práticas e participar de um curso teórico obrigatório, que vai auxiliar na formação dele.

Enquanto isso, o aluno recebe os seguintes benefícios: salário mínimo, auxilio refeição e assistência médico-odontológica. Já o regime de trabalho será o mesmo da CLT (Consolidação de Leis Trabalhistas), que garante o recolhimento do INSS, o FGTS, férias e 13º salário.

CadÚnico

O Cadastro Único para Programa Sociais é do Governo Federal e seleciona os estudantes para participarem do programa jovem aprendiz BNDES. Na verdade, o banco foi a 1ª estatal a utilizar os dados para esse tipo de seleção.

O Cadúnico é o programa onde podem se inscrever famílias que possuem renda mensal de até ½ salário mínimo por pessoa ou renda total de até 3 salários mínimos. A partir desse projeto, são selecionados, inclusive, os beneficiários do programa Bolsa Família, Tarifa Social e Telefone Popular.

Com informações do vagasmenoraprendiz

Publicidade